segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Abra os olhos, cidadão!

Há pouco tempo ouvi um "cidadão" dizer: "Não votei na Dilma porque ela é mulher, e mulher não tem que mandar em nada.", eu chamei-o de machista e ele retrucou: "Tanto faz, eu não entendo nada de política e nem quero entender. Dane-se isso tudo! Nem sei o que é direita ou esquerda!", finalizei chamando-o de ignorante, literalmente ignorante.
Não venho, através deste texto, discutir política. Afinal, a Dilma já está lá e me resta desejar sorte, pois o cargo que ela ocupa não é qualquer brincadeira e muito menos um "simples" gabinete. O meu foco direciona-se ao cidadão que citei.
O que faz um jovem, em seus perfeitos 20 anos, pensar: "Dane-se tudo isso!"? A culpa é de quem, afinal? E aí desenrola-se uma longa história; quem forma o cidadão?
As pessoas não nascem com opiniões formadas. Elas as constroem ao longo do tempo com contribuição da conjuntura em que vivem.
Esse "cidadão" do meu texto não é de renda baixa, morador de favela ou um indivíduo que passa fome, que precisa sacrificar sua vida para poder comer. Ele é de classe média alta, estuda num colégio particular, seu interesse é em sexo e balada.
Onde eu quero chegar?
Quero chegar numa conclusão pessoal que pessoas ignorantes o são porque querem. Ou seja, a pessoa é capaz de aprender a ser cidadão, é capaz de pensar por si, de ter suas próprias conclusões. Informação é o que não falta (Aliás, sobeja. Em excesso eu diria.). A internet está aí (será que dá para usar a internet além-facebook?), os portais de notícias (mesmo que cada um com suas correntes ideológicas, e isso é bom. Identifique-se com alguma, mas, leia todas, não seja manipulado), os blogs, revistas, fóruns, mídia, etc.
Ah, os pais são responsáveis e a escola também.
"Ok, os pais são mesmo! Mas, a escola?"
É, isso mesmo meu querido! Porque não se pode discutir dentro de sala de aula a  Ética e Cidadania? Não falo uma conversão à X partido, ou a Y religião. Falo de ideias! A escola, na minha opinião, deve ensinar o que é uma ideia de esquerda, de direita de centro, o que é ser socialista, marxista, comunista, capitalista. E então cada ouvinte se conheceria, acharia seu lugar e não acreditaria em tudo que leem ou ouvem. E aí entra o último responsável, a própria pessoa.
Não consigo assimilar a ideia do "colega" do meu texto de hoje. Se o camarada diz que "mulher não manda em nada" e "pouco me interessa a política" ele não é digno de ser chamado cidadão. É falta de interesse, é covardia, é preguiça, é desrespeito é o "perfeito" machista idiota.
Você é capaz de pensar, todos são capazes de raciocinar, todos têm o direito de opinar, de protestar, de lutar.
Se temos reajustes salariais, reajustes de IR, programas beneficentes, ou se conseguem tirar um Ditador depois de anos no poder, isso tudo é fruto de pessoas que pensam, de preocupados com seu futuro, de verdadeiros cidadãos.
Não podemos ficar parados, ouvindo "boyzinho" dizer: "Dane-se tudo isso!", ou vendo tantas pessoas sem opiniões.
Não dá pra mudar o passado, o começo, mas dá pra mudar o final.
Quem diria que o pequeno e pobre Luiz Inácio seria presidente do Brasil? Quem diria que o negro Barack Obama seria presidente do Estados Unidos? Quem diria que Pelé seria o Rei do Futebol?... Em fim, pare e preste atenção. Cuidado com as crianças que estão ao seu redor, você pode estar ensinando, influenciando, auxiliando na formação de opiniões, olhando ou criticando um Escritor, Um Médico, Um Advogado ou UM PRESIDENTE!

4 comentários:

  1. Excelente texto menina. Gostei mesmo do conteúdo e da reflexão levantada.
    Uma pena as pessoasutilizarem tão mal o livre arbítrio, pois sempre optam por se anular perante a sociadade em que está inserida.
    Boa reflexão mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Cristiane é o nome dela !!! (Cris) È Para os mais chegados.
    Deus a escolheu
    pra fazer o melhor pra ELE, ela é uma Jovem carismática, amorosa e cheia de amor.
    Acredito que Deus certamente concederá o desejo do seu coração,
    pois ela luta por seus objetivos...
    A suas atitudes e forma de viver nos leva a entender que todos os Jovens têm que lutar por um sonho que pensam está perdido.
    Ela é um presente de Deus em nossa família, como Diz a Dê, a Cris é única. rsrsrs!!
    Te amo minha filha !!!

    ResponderExcluir
  3. Belo texto ...

    Pior do que conviver com ignóbeis, é moldar-se a eles, conformar-se, ser alguém sem personalidade, aquém do mundo que o cerca, sem vida, indiferente ...

    Alguém disse: "O que me incomoda não são os gritos dos maus, mas o silencio dos bons".

    Parabéns !

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir